viernes, 20 de mayo de 2011

Politicamente fascista

Alguns trechos do excelente texto de Marcelo Coelho publicado na Folha de São Paulo da última quarta-feira. 

"O comediante Danilo Gentili pediu desculpas pela piada antissemita que divulgou no Twitter. A saber, a de que os velhos de Higienópolis temem o metrô no bairro porque "a última vez que eles chegaram perto de um vagão foram parar em Auschwitz". Aceitar suas desculpas pode ser fácil ou difícil, conforme a disposição de cada um. O difícil é imaginar que, com isso, ele venha a dizer menos cretinices no futuro"

"A questão é que o rótulo vende. Ser "politicamente incorreto", no Brasil de hoje, é motivo de orgulho. Todo pateta com pretensões à originalidade e à ironia toma a iniciativa de se dizer "incorreto" --e com isso se vê autorizado a abrir seu destampatório contra as mulheres, os gays, os negros, os índios e quem mais ele conseguir"

"Não nego que o "politicamente correto", em suas versões mais extremadas, seja uma interdição ao pensamento, uma polícia ideológica. Mas o "politicamente incorreto", em sua suposta heresia, na maior parte das vezes não passa de banalidade e estupidez. Reproduz preconceitos antiquíssimos como se fossem novidades cintilantes. "Mulheres são burras!" "Ser contra a guerra é viadagem!" "Polícia tem de dar porrada!" "Bolsa Família serve para engordar vagabundo!" "Nordestino é atrasado!" "Criança só endireita no couro!"
Diz ou escreve tudo isso, e não disfarça um sorrisinho: "Viram como sou inteligente?". 

Vale a pena ler a íntegra aqui.

2 comentarios:

André Pompeu dijo...

Virou baderna e sinônimo de libertinagem o ato de ser politicamente incorreto hoje em dia.

No caso desse bundão do Gentili, que se diz comediante, ele só quer mesmo é aparecer, mesmo que seja desse jeito tacanho. É a cara dessa nova safra de bundões que se chamam de comediantes ou sei lá o que.

Politicamente correto seria não mandar dar uma surra nesses mimadinhos de Facebook e Twitter por cada besteira que falam sem pensar.

O pior catigo para essa turma é o ostracismo total...

Bruno Mateus dijo...

Nêgo fa piadas sobre órfãos e mulheres que já foram estupradas - como o Rafinha Bastos fez - e se esconde atrás do "politicamente incorreto", quando, na verdade, é só mais um idiota a repetir preconceitos do tempo da minha bisavó.

abraços,