martes, 10 de julio de 2012

Procura-se um herói. Anderson Silva é o herói onipresente!


Houve uma época em que, estivesse onde eu estivesse, alguns temas de abertura das novelas da Globo me perseguiam. Eu escutava a chata da Maria Rita cantando os intermináveis “lalalala lêlêlêlêlêlêlêlêlêlê” da música Encontros e despedidas. Ah, como aquilo me irritava... E o que dizer daquela musiquinha de abertura que começava com “quando a luz dos olhos teus...”? "Fundamental é mesmo o amor, é impossível ser feliz sozinho...". Bossa nova em novela da Globo é insuportável. Fora de novela também. Felizmente, aquela época passou, mas as músicas ecoavam na minha cabeça de uma maneira terrível.

Hoje é segunda-feira, ninguém decretou feriado e eu acordei de saco cheio. Estou cansado dessa merda toda de MMA, de Anderson Silva, de “é o Brasil no octógono!”. Quando uma música toca demais nas rádios e na TV é normal que isso encha o saco em algum momento. Quando um artista aparece em todos os programas de TV e rádio e se torna uma febre nacional é normal que isso irrite algumas pessoas. Fenômenos como esse do MMA me irritam bastante. Agora todo mundo é fã do Anderson Silva, todo mundo gosta de MMA, todo mundo tem orgulho de ser brasileiro. 

Nunca assisti uma luta de MMA, e isso é apenas a constatação de um fato, não julgo quem o faz e não vou dizer que não se deve perder tempo vendo dois homens se pegando – pode até ser que eu perca meu tempo com coisa mais idiota. Cada um perde seu tempo da maneira que lhe é conveniente. 

Mas, Bruno, tá rolando muita grana! Esse é o momento! O circo tá pegando fogo, a mídia aproveita e os telespectadores se divertem. Eu sei... É impossível passar imaculado em meio a toda essa sensação de MMA e Anderson Silva. Sábado, ele ganhou do tal do Sonnen e os torcedores (sim, torcedores!) brasileiros no Facebook estavam em polvorosa. Todos comentaram e vibraram com a vitória do Silva que deu certo. Viva o Brasil-sil-sil! O que seria do MMA no Brasil se não fosse a Globo, me pergunto. 

É impressionante como uma rede de televisão consegue moldar o gosto de um povo. Impressionante também como ela consegue fabricar heróis. Anderson Silva é só mais um. Quando ele não der mais lucro e quando essa onda de MMA passar, que venha outro ídolo suprir a carência do nosso povo, que venha outra febre para nos enfiarem goela abaixo. Estou torcendo para que Anderson Silva mude logo de carreira e comece a fazer comerciais de cerveja, de carro ou de qualquer outra coisa. 

Você há de concordar comigo: não tem como um pacote que inclui Rede Globo, Galvão Bueno, reality show, Sandy e Corinthians não ser irritante. Haja paciência!

3 comentarios:

L. Zenha A. dijo...

Existem inúmeros fãs de MMA muito antes do Anderson Silva aparecer como ícone. É claro que quando entra todo esse marketing, a coisa vira "pop d+" e muuiitaaa gente que nunca viu uma luta assistiu a de sábado. Respeito a sua falta de paciência, q eu tenho com outras coisas, mas cuidado para não virar um velho ranzinza!! rsrs!!!! Abraços!!

Maíra Vasconcelos dijo...

Ah, ta, agora entendi essa chatice.. Vi no facebook muitas postagens e fiquei pensando: gente, todo mundo agora #AmaMuitoTudoIsso!

Olha, após 1 ano e meio praticando boxe, 2 a 3 vezes por semana, acho que eu poderia ver alguns minutos do show brutal, dado o convívio semanal com um tipo de luta. Agora, quantos de todos esses amantes do Anderson Silva praticam MMA?¿ Claro, ñ é necessário jogar futebol para ser fanático ao esporte, mas tratando-se da moda (passageira?¿) do MMA, o dedo da grande mídia parece ter moldado o gosto "popular".

Quanta carência, estou de acordo em gênero, número e grau!! Adio ! ;-)

Bruno Mateus dijo...

Lucão, do jeito que nós vamos, meu chapa, muita coisa anda me irritando. Mas não tem a ver com ser velho e ranzinza. É do jogo: quando uma coisa fica muito em alta, é normal ter os que amam e os que ficam de saco cheio.

Maíra, posso afirmar: trata-se, sim, de uma moda passageira, de um fenômeno midiático, de um produto trazido por um americano esperto que viu no Brasil um ótimo mercado. E isso vai passar, posso apostar. A única coisa que perdura nesse país, infelizmente, é a velha trinca futebol, carnaval e corrupção.

Voltem sempre a este espaço imundo !!
abraços